Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais #livro

Lançado recentemente, o novo livro do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) já está disponível para download. A obra “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” trás 20 textos inéditos de profissionais e pesquisadores de vários níveis e é resultado de uma chamada de trabalhos aberta pelo IBPAD, “estão reunidos professores/pesquisadores doutores, profissionais da comunicação e ciência política, desenvolvedores e estudantes de pós-graduação em produções que giram em torno quatro focos: Métodos, Identidades, Política e Mercado da Comunicação”.

Metodologias, métodos, abordagens, técnicas e aplicações como mineração de dados, análise de conteúdo, etnografia, mapeamento e análise de redes desenho de instrumentos, psicometria e cartografia de controvérsias são lentes usadas pelos autores para estudar fenômenos micro e macrossociológicos.

Confira o Sumário do Livro (abaixo) e acesse o site para fazer o download.

Estudando Discursos em Mídia Social: Uma proposta metodológica – Raquel Recuero

Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas – Márcio Cunha Carlomagno

O discurso na Wikipédia: cartografia das controvérsias e Teoria Ator-Rede como metodologias complementares de análise de argumentos – Marcio Gonçalves

A pesquisa etnográfica e a gramática dos sentimentos: introdução à antropologia das emoções através das mídias sociais – João Vitor Rodrigues

Análise de Dados Visuais no Instagram: Perspectivas e Aplicações – Ana Claudia Zandavalle

Que Voz é Essa? Identidade e narrativa da mulher negra no YouTube – Dayana Souza

Ilê Asé Internet – Candomblecistas no Ciberespaço – Kelvin Alves

Redes Sociais na Internet, Narrativas e a Economia Étnica: breve estudo sobre a Feira Cultural Preta – Taís Oliveira

Vizinhança e Internet: notas etnográficas sobre a sociabilidade entre vizinhos a partir de uma análise da rede social on-line Tem Açúcar – Fabiana Botton

E-campanhas em tempos de redes digitais: estudo de caso de um programa de monitoramento online das eleições municipais brasileiras de 2016 – Sérgio Braga, Rafael Cardoso Sampaio, Márcio Cunha Carlomagno, Fabricia Vieira, Alzira Ester Angeli & Juan Francisco Arrom Suhurt

Mapeamento das fan-pages políticas no Facebook – Marcelo Alves

Novo ativismo político: participação política na questão contemporânea – Débora Zanini

Mídias Sociais e a Comunicação de Crises Urbana: estudo de caso do Centro de Operações Rio– Alexandre Hojda, Pedro Reis Martins, Ariana Apolinário

Métodos para identificação e características de influenciadores em mídias sociais – Gabriel Ishida

Ciberativismo de Consumo para Facebook e a Influência Negativa sobre as Marcas no Processo de Tomada de Decisão dos Consumidores – Norberto Almeida de Andrade

Modelos de Personalidade em Mídias Sociais: oportunidades e desafios no marketing e política– Pedro Barreto; Tarcízio Silva

On Thursday We Watch Grey’s: O engajamento dos fãs de Grey’s Anatomy no Twitter – Talita Vital; Mirna Tonus

Monitorando Audiências Televisivas nas Mídias Sociais – Eloy Vieira; Tarcízio Silva

Da Fofoca à pós verdade. Estudando boatos e comportamentos negacionistas nas mídias sociais – Wesley Muniz

Mensuração de Audiências a partir das Mídias Sociais e a Análise de Engajamento de Públicos-Consumidores – Wesley Moreira Pinheiro; Danilo Postinguel

Acesse o site para fazer o download.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *